Corrente Eletrica
A importância econômica dos fungos pode ser avaliada tanto pelos benefícios quanto pelos danos causados. Por exemplo, a mesma levedura (Saccharomyces) que causa a fermentação da cana para a produção do álcool etílico, pode fermentar o melado, que seria utilizado como fonte de alimento, tornando-o impróprio para o consumo, além de produzir gás carbônico, que com o aumento da pressão, acaba danificando o recipiente.
Muitos fungos são comestíveis e utilizados na alimentação humana, na produção de alimentos, como o pão, e em bebidas alcoólicas, como o vinho e a cerveja.
Alguns fungos produzem compostos capazes de matar bactérias (substâncias bactericidas). A partir destas substâncias são fabricados antibióticos, como a penicilina, utilizada no combate a doenças infecciosas causadas por bactérias do gênero Streptococcus.
Alguns Fungos que trazem benefícios Economia
Nem todas as bactérias e os fungos são ruins. Na verdade, a maioria das bactérias são inofensivas, e algumas são até benéficas. Da mesma forma, existem certos fungos, particularmente leveduras, que são úteis para as pessoas e podem ajudar a promover uma boa saúde. Muitas dessas boas bactérias e fungos ajudam na digestão. Outros são usados em alimentos e medicamentos. Nos últimos anos, as bactérias e fungos benéficos começaram a ser utilizados como aditivos ou suplementos para promover uma digestão saudável.
Lactobacilos Os membros da família dos lactobacilos são encontrados no trato digestivo humano.
Bifidobacterium As bifidobactérias, como os lactobacilos, são encontradas naturalmente no intestino humano.
Penicillum De todos os tipos de fungos benéficos, Penicillum é certamente o mais conhecido. Penicillum, que é derivado do mofo normalmente encontrado em pães velhos, é o ingrediente ativo da penicilina.
Fungos que causam danos a Economia
Na agricultura: várias doenças que comprometem as lavouras no café por exemplo o fungo da ferrugem.
Saúde: