Custeio Padrão
ESCOLA DE CIÊNCIAS SOCIAIS APLICADAS
Curso de Administração
Trabalho de Análise de Custos
CUSTEIO PADRÃO
Luis Guilherme Silva Nascimento Xavier
Rio de Janeiro
2013
1 Conceito Segundo CREPALDI (1998), Custo Padrão é um custo estabelecido pela empresa como meta para os produtos de sua linha de fabricação, levando-se em consideração as características tecnológicas do processo produtivo de cada um, a quantidade e os preços dos insumos necessários para a produção e o respectivo volume desta.
Para MARTINS (2008), institucionalização do Standard é a forma mais eficaz para o planejamento e controle dos custos, passível de utilização tanto pelo Custeio por Absorção, como com o Custeio Variável. Ratificando tal assertiva, KARPLAN et al. (2000) apresenta o custo-padrão, como “metas eficientes e atingíveis estabelecidas antecipadamente para os custos das atividades que devem ser consumidas por produto”.
Muitas vezes é entendido como sendo o Custo Ideal de produção, ou seja, o resultado do uso dos melhores materiais com a mais eficiente mão de obra, utilizando cem por cento (100%) da capacidade produtiva da empresa.
Porém o conceito de Custo Ideal está em desuso, já que a meta da empresa seria em longo prazo e não para o próximo período. Um conceito de Custo Padrão muito mais eficiente é o Custo Padrão Corrente, que seria uma meta para o próximo período, levando em conta as deficiências da empresa.
O Custo Corrente tem como base estudos teóricos e práticos, é uma meta a curto e médio prazo que a empresa deverá empenhar-se para alcançar. Já o Custo Ideal nasceu da tentativa de fabricar um custo em laboratório, com base em estudos minuciosos, seria uma meta que a empresa deveria aproximar-se ao longo dos anos sem jamais alcançar.O Custo Padrão não significa