Custeio abc
ABC CUSTEIO BASEADO EM ATIVIDADES
TATIANE NONEMACHER
PORTO ALEGRE
JULHO -1010
ERICA FONSECA SCHMIDT
ABC CUSTEIO BASEADO EM ATIVIDADES
Trabalho apresentado ao Professor __Paulo Roberto Pinheiro_______________________ da disciplina ___Contabilidade de Custos___ da turma __quinta_____ , turno __Noite__ do curso de ___Adminstração____________
UNIFIN
Porto Alegre – 03/12/2009
SUMÁRIO
1- INTRODUÇÃO ____________p. 04
2-DESENVOLVIMENTO________ p. 05
3- CONCLUSÃO_______________ p. 11
4. - BIBLIOGRAFIA_____________ p. 12
4 1-INTRODUÇÃO
O custeio Baseado em Atividades (ABC – Activity Based Costing) vem merecendo maior atenção, pela possibilidade de se aperfeiçoar a análise de custos tradional, representa uma ferramentas de grande utilidade para o gerenciamento contábil das informações das empresas.
5 2 - DESENVOLVIMENTO
O ABC pode ser aplicado, também, aos custos diretos, principalmente à mão de obra direta, e è recomendável que o seja; mas não haverá, neste caso, diferenças significativas em relação aos chamados “sistemas tradicionais”. A diferença fundamental está no tratamento dado aos custos indiretos.
Com o avanço tecnológico e a crescente complexidade dos sistemas de produção, em muitas indústrias os custos indiretos vêm aumentando continuamente, tanto em valores absolutos quanto em termos relativos, comparativamente aos custos diretos.
Outro fenômeno importante a exigir melhor alocação dos custos dos indiretos é a grande diversidade de produtos e modelos fabricados na mesma planta que vem ocorrendo nos últimos tempos, principalmente em alguns setores industriais.
Daí a importância de um tratamento