Curvas de N vel
Suas principais são: As curvas de nível tendem a ser quase que paralelas entre si. Todos os pontos de uma curva de nível se encontram na mesma elevação.
Cada curva de nível fecha-se sempre sobre si mesma.
As curvas de nível nunca se cruzam, podendo se tocar em saltos d'água ou despenhadeiros.
Em regra geral, as curvas de nível cruzam os cursos d'água em forma de "V", com o vértice apontando para a nascente.
A partir da visualização de uma curva de nível é possível identificar se o relevo de uma determinada área é acidentado, plano, montanhoso, íngreme e etc. Diante dessa afirmação, percebe-se que a configuração das linhas são determinadas pelas características do relevo da área mapeada. Curvas de nível mais próximas significam declives mais elevados, enquanto que curvas de nível mais afastadas representam áreas de declives mais suaves;
b) curvas de nível concêntricas com os valores mais elevados no centro representam montanhas ou montes. Se no centro estiverem, ao contrário valores mais baixos, então temos uma área deprimida.
c) A melhor forma de tirar dúvidas é fazer um perfil topográfico.
Outro exemplo:
Neste caso temos dois conjuntos de curvas concêntricas que formam dois cumes relativamente arredondados. Mas, no cume da direita, as altitudes são mais elevadas e os declives são mais acentuados na vertente direita. A altitude entre os dois cumes está compreendida entre os 20 e 30 metros. Repara que a curva de nível dos 20m não “fecha”.
Na física as curvas de nível é possível descrever graficamente e no plano, uma função f(x,y) de duas variáveis.
Seja k um número qualquer. Então o gráfico da equação f(x,y)=k é uma curva no plano xy (plano do