Curvas de produçao
Curva de possibilidade de produção (CPP) em economia representa todas as possibilidades produtivas que se pode alcançar com recursos e tecnologias disponíveis, ilustrando graficamente como a escassez de fatores de produção desenvolve um limite para a capacidade produtiva da empresa, sociedade ou país.
Referente à economia de mercado, descentralizadas, a escolha de quanto produzir do X ou Y fica condicionado ao mercado, o mesmo não ocorre em economia planificada, centralizada, o traçado da CPP é definido por aquele que a controla.
Para definirmos para quem produzir quem beneficiar com a produção, como distribuir os bens e serviços, a produção total tem que ser repartida pelos membros da comunidade e para definirmos tal chegamos a Curva de Possibilidades de Produção.
A produção faz-se a partir de recursos e fatores produtivos como terra (recursos naturais, que inclui a terra arável, os minérios, a água, a energia, etc.), trabalho (toda a atividade humana para a produção), capital (que é constituído pelos instrumentos duráveis, como máquinas, fabricas, estradas, etc.) e conhecimentos técnicos. Devido aos recursos limitados uma sociedade tem que escolher as quantidades de bens e serviços a produzir, mais milho e menos soja, mais café e menos chá, etc.
Veja este exemplo:
Diante das imensas possibilidades imaginemos que uma sociedade apenas pode produzir dois tipos de bens, café e sapatos.
Poderíamos aplicar todos os recursos na produção de sapatos, mas ficaríamos sem recursos para produzir café ou vice-versa, não sendo normal que uma sociedade gaste todos os seus recursos num só bem sem produzir nada do outro.
A situação mais normal e racional é aquela em que ambos são produzidos. Para podermos analisar todas as situações possíveis recorremos à curva de possibilidade de produção que representa o lugar geométrico dos pontos de produção máxima de café e sapatos, dados certo montantes de recursos disponíveis.
A