Curvas de possibilidades de produção
Matéria: ECONOMIA E MERCADO
Material para fins didáticos
- Curva de Possibilidades de Produção
- Fonte: Vasconcellos, Marco Antonio Sandoval de –
Fundamentos de economia / Marco Antonio Sandoval de
Vasconcellos, Manuel Enriquez Garcia. – 2 ed. – São Paulo:
Saraiva, 2005.
CURVA DE POSSIBILIDADES DE PRODUÇÃO – CONCEITOS DE CUSTOS DE
OPORTUNIDADE
A Curva de Possibilidades de Produção (ou Curva de Transformação) mostra quanto se pode produzir dos bens com as quantidades de trabalho, capital e terra existente e com determinada tecnologia.
A CPP é a fronteira máxima que a economia pode produzir, dados os recursos produtivos limitados. O principal objetivo é ilustrar a questão da escassez de recursos e as opções ou escolhas que as sociedades devem fazer (os chamados problemas econômicos fundamentais: o que e quanto, como e para quem produzir).
Supondo apenas dois, X e Y, essa curva pode ser mostrada graficamente como segue: Bem Y
A
E
B
D
C
0
Bem X
Os pontos A, B e C representam combinações de produções alternativas de X e Y onde todos os recursos produtivos estão sendo utilizados (pleno emprego dos fatores de produção). A escolha de uma das infinitas alternativas disponíveis em cima da curva dependerá das preferências das sociedade.
No ponto D, a sociedade não está ocupando totalmente seus recursos (desemprego de fatores de produção). O ponto E não pode ser atingido com os recursos atualmente disponíveis; isso só ocorrerá com o aumento desses recursos, ou progresso tecnológico.
2
Exemplo
Suponhamos que a economia produza apenas dois bens: canhões e manteiga, nos quais são empregados todos os recursos produtivos.
Manteiga
F
15
12---- --------------------------E
9-------------------------------------- D
6---------------------------------------- --C
3- ----------------------------------------- B
A
6
8 10 12
Canhões
A CPP é o limite máximo de produção. Dada a escassez