curva de titulação
Preparação e Padronização de solução ácido/base
Curva de Titulação
Objetivo
Padronização de soluções e verificar o ponto de equivalência através de uma curva de titulação
Introdução
A construção da curva de titulação é importante para se conhecer o comportamento das espécies envolvidas em uma titulação e, dessa forma, selecionar o indicador adequado. A curva de titulação relaciona o pH da solução gerada após a introdução de uma certa quantidade de titulante. Sendo assim, ela é uma curva de “pH x Volume do titulante”. Na prática, nós determinamos o ponto onde o indicador sofre mudança de coloração que é chamado ponto final da titulação. No gráfico que se forma, no início o pH não varia muito, essa é a zona de tampão. Um tampão é quando pode-se adicionar base ou ácido e não há variação significativa no pH. Se continuarmos adicionando a base ou o ácido, eventualmente esse pH vai aumentar aos poucos. Até chegar ao ponto de equivalência bem no meio da curva.
O ponto de equivalência em qualquer titulação é o ponto onde a quantidade de solução, titulante adicionada é quimicamente igual a quantidade de substância a ser titulada, ou seja a quantidade de mols da base se iguala a quantidade de mols de ácido.
Procedimento
Primeiramente foi calculado os volumes e massas para a preparação das soluções de Ácido Clorídrico (HCl) 0,4mol/l, Hidróxido de Potássio (KOH) 0,25mol/l, Acetato de Sódio (NaAc) 1mol/l, Carbonato de sódio (Na2CO3) 0,4mol/l e Hidróxido de Amônio (NH4OH). Para preparar a solução de ácido clorídrico colocamos um pouco de água destilada em um balão de 500ml, e adicionamos em uma capela de exaustão 16,66ml do ácido clorídrico (Fmaia) concentrado, após foi avolumado com água destilada e agitamos ate homogeneizar