Curva de solubilidade de nitrato de potassio
Solubilidade, por definição, é a concentração de soluto dissolvido em um solvente em equilíbrio com o soluto, não dissolvido a temperatura e pressão especificas, ou seja, é a medida da quantidade máxima de soluto que pode ser dissolvida em um determinado solvente. O tamanho molecular (ou iônico), a polaridade (ou carga), forças dispersivas e dipolares, ligações de hidrogênio e a temperatura são fatores que se destacam na determinação da solubilidade.
Nas soluções sempre apresenta-se pelo menos duas substâncias: um solvente e um soluto, sendo o solvente a sustância de maior concentração na solução, e o soluto substancia que apresenta uma menor quantidade.
As soluções podem ser classificadas em:
Insaturada: Solução, que contém quantidade de soluto inferior a capacidade máxima de dissolução do solvente, sendo portanto, capaz de dissolver uma nova adição de solvente;
Saturada: É aquela que não é capaz de dissolver nova adição de soluto, na prática é reconhecida sem a presença de corpo de fundo ( resíduo sólido no fundo do recipiente)
Supersaturada: Solução instável que contém dissolvida em quantidade de soluto superior a necessária para a saturação.
O processo de dissolução de um sólido em um solvente requer a estrutura do sólido seja destruída e que suas partículas constituintes ( moléculas e íons) sejam dispersas no solvente. Uma substancia que ao se dissolver, libera energia (dissolução exotérmica) terá sua solubilidade diminuída por um aumento na temperatura. Se a dissolução dor endotérmica o aumento da temperatura aumento a solubilidade.
Um dos métodos para se separar substâncias utiliza diferenças de solubilidade, consiste em dissolver toda a mistura, quase utilizando um volume muito grande de solvente, quer aumentado a solubilidade pela variação de temperatura e, depois, conseguir a cristalização seletiva da substancia de interesse, evaporando-se, parcialmente o solvente ou variando a temperatura.
Objetivos:
.Construção da curva de