Exemplo de escadas
Ideal para espaços pequenos, não interfere na visualmente no espaço. Os degraus, cujo miolo é de chapa de ferro, estão engastados numa viga metálica embutida na parede e encapados com cumaru, o corrimão foi embutido num rasgo de 15 cm de profundidade na alvenaria ajuda a economizar espaço e tornar o conjunto mais delgado. Isso foi possível por se tratar de uma parede mais robusta que o normal, com 50 cm de espessura. Projeto do arquiteto Luiz Fernando Rocco.
Escada com Armário e Lavabo. A escada tem estrutura de concreto revestida de madeira. No espaço vazio embaixo dela, instalaram-se armário e lavabo. Frisos disfarçam as portas. Na passarela, os degraus afastados cerca de 1 cm evitam acúmulo de água. No projeto, assinado pela arquiteta Cristiane Marques, a escada fica na parte externa do imóvel, como forma de manter o interior amplo e arejado, com o mínimo de interferências
Escada Moldada
Uma chapa de aço (80 cm de largura) molda a escada, dispensando vigas de apoio. Tirantes (tipo vergalhão liso) pintados de branco sustentam pontos estratégicos, desenhando uma bonita geometria no guarda-corpo. Projeto dos arquitetos Ricardo Hachiya e Luiza Fernandes.
Escada em U
Uma chapa de aço (80 cm de largura) molda a escada, dispensando vigas de apoio. Tirantes (tipo vergalhão liso) pintados de branco sustentam pontos estratégicos, desenhando uma bonita geometria no guarda-corpo. Projeto dos arquitetos Ricardo Hachiya e Luiza Fernandes para uma cobertura na zona sul carioca.
Escada helicoidal
Além de propiciar grande economia de espaço, a escada helicoidal criada pelas arquitetas cariocas Gisele Taranto e Izabela Lessa incorpora outro atributo: a leveza. “O apoio dos degraus vem das laterais, e não de um eixo central, como em outros modelos”, diz Gisele. A peça foi executada com chapa de ferro pintado pela Metalúrgica Sena e tem degraus de madeira de demolição
Escada Zigue Zague
Apesar de lembrar um