Lavas
Autor: George Orwell
Editora: Companhia das Letras
Ano: 2007
É difil falar sobre um clássico, muito já foi dito, e bem explicado, o próprio texto de orelha e o posfácio (nesta edição da Companhia das Letras de Christopher Hitchens) explica muito bem a relação da história com o momento vivido pelo mundo nas décadas de 1930-1940.
Nesta edição encontramos também dois prefácios do próprio Orwell, uma para edição britânica outra para uma edição ucrâniana.
Você encontrará também muitos trabalhos a respeito deste livro e sua relação com a União Soviética, Comunismo, Socialismo, Stalin e Trotski.
A história se passa em uma cidade da Inglaterra, meados não definidos, mas entendido na década de 1930 e 1940, muito provavelmente ou não, pois animais não falam, é um conto de fadas.
"Camaradas, já ouvistes, por certo, algo a respeito do estranho sonho que tive a noite passada..." (George Orwell, A Revolução dos Bixos, Editora Companhia das Letras, Ano 2007 - pág 11).
Mas direto impossível, "Camaradas", assim começa a fala, não de um homem mas de um "Porco", e não é um porco qualquer é o "Major".
Major "o Porco", continua seu discurso, ou melhor a "propaganda", sua ênfase é no modo de vida como os animais vivem na fazenda, uma vida de escravidão e a maneira como eram tratados pelo Sr. Jones (o fazendeiro).
"O Homem é a única criatura que consome sem produzir. Não dá leite, não põe ovos, é fraco demais para puxar o arado, não corre o que dê para pegar uma lebre. Mesmo assim, é o senhor de todos os animais." (pág. 12).
"Não está, pois, claro como água, camaradas, que todos os males da nossa existência têm origem na tirania dos humanos?." (pág. 13).
Major, o porco, o líder daqueles animais, estava espumando ódio ao Sr. Jones e a toda a classe humana. Uma ánalise nessas falas iniciais, podemos acreditar em uma certa razão.
Enfim, com esses discursos o Major consegue atrair com seus ideais os outros animais da fazenda.