Curva de saturação
Faculdade de Engenharia e Arquitetura
Curso de Engenharia Mecânica
Experimento N° 04
Determinação da Curva de Saturação da Água
Grupo 04
Cristian Negri
Rafael De Rocco
Tiago Dal Piva
Passo Fundo - RS
18/10/2013
Determinação da Curva de Saturação da Água
1 Objetivo do Experimento
1. Determinar experimentalmente a curva de saturação da água,
2. Comparar os valores experimentais com os valores obtidos pelas equações de estado apresentados em tabelas termodinâmicas.
3. Determinação das incertezas envolvidas no experimento.
2 Introdução
Os processos termodinâmicos isovolumétricos ou isocóricos são processos nos quais o volume do sistema não varia durante o processo. Um processo isovolumétrico com mudança de fase pode ser visto na figura 1. O mesmo processo é também, representado na figura 2, em um diagrama temperatura-volume. Na figura 1, um processo isovolumétrico é representado esquematicamente por um sistema cilindro-êmbolo, no qual o êmbolo é impedido de se movimentar. Se for retirado calor do sistema construído pela mistura saturada no estado a, ocorrerão, simultaneamente, a diminuição da temperatura e da pressão. A diminuição da pressão pode ser visualizado se notarmos que o estado b esta sobre uma linha de pressão constante inferior a linha de pressão que contem o estado a) e a mistura saturada se afastará da linha de vapor saturada (na qual x=1), isto é, o titulo da mistura diminuirá também.
Figura 1 - Processo isovolumétrico com mudança de fase.
Cabe notar que, como o processo representado na figura 1 se passa dentro do domo de vapor, a pressão e a temperatura serão propriedades dependentes. Isto significa que, para cada temperatura haverá apenas uma pressão (e vice-versa), independente das proporções de líquido e vapor dentro do recipiente. Este fato permite que se possa acompanhar a relação entre a temperatura e a pressão no interior do recipiente, à medida que o sistema