AULA COMPACTACAO
1. COMPACTAÇÃO DOS SOLOS
Compactação do solo é o processo manual ou mecânico que visa reduzir o volume de vazios do solo, melhorando as suas características de resistência, deformabilidade e permeabilidade. Pode ser feito tanto em laboratório como no campo.
Quando o solo é compactado, procura-se procura atingir os seguintes objetivos:
Aumentar o contato entre os grãos;
Reduzir o volume de vazios;
Aumentar a resistência;
Gerar um material mais homogêneo;
Reduzir a permeabilidade e a compressibilidade.
Os soloss compactados são utilizados em estabilização de maciços terrosos, pavimentação, barragens de terra e aterros, aterros sendo que os fatores que interferem no processo de compactação são o teor de umidade do solo e a energia aplicada.
Em laboratório, deve ser realizado realizado o ensaio de compactação para determinar a curva de compactação e parâmetros como a umidade ótima (wot) e o peso específico especí aparente seco máximo (γdmám).
Já a capacidade de suporte do solo compactado é determinada através do ensaio de CBR (Califórnia Bearing Ratio).
Ratio). Ainda no caso de solos tropicais, foi desenvolvida uma especifica conhecida como MCT (Minitura, Compactado, Tropical).
Para executar a compactação no campo, podem ser utilizados vários tipos de equipamentos em função do material que será compactado, compactado, sendo que o controle é feito com base nos parâmetros determinados em laboratório.
2. Curva de Compactação
Proctor (1993) desenvolveu o ensaio dinâmico para determinação determinação da curva de compactação (Figura 1). (Slide)
2
Ramo
Seco
Ramo
Úmido
Figura 1 - Curva de Compactação.
Curva de compactação é a relação entre o peso especifico seco versus teor de umidade. No ponto de inflexão da curva determinamos o teor de umidade ótimo (wot) que representa que se um solo compactado com a energia do ensaio, nesse teor de umidade ele apresentará o peso especifico aparente seco máximo.
No ramo seco, a água lubrifica as partículas e facilita o arranjo