geotecnia
ENGENHARIA CIVIL
DISCIPLINA:
GEOTECNIA
PROFESSOR(A):
JOSÉ FRANCISCO DE GOIS
Registro Acadêmico: Nome do(a) Aluno(a):
134140
Benno A. Marmitt
RELATÓRIO DE AULA PRÁTICA
AULA PRÁTICA Nº. 01
Compactação de solos de diferentes regiões
Objetivos:
Classificar diferentessolosquanto a sua compactação e resistência.
Local da coleta:
Aterro Francisco Beltrão (A - Amostra I)
Bairro Alvorada Francisco Beltrão (B - Amostra II).
Material utilizado:
Balança de precisão,
Molde cilíndrico 15x30cm,
Soquete cilíndrico,
Estufa,
Prensa para retirada do corpo de prova do molde ,
Água.
Fundamentação Teórica:
A compactação é um método de estabilização e melhoria do solo através do processo manual ou mecânico, visado reduzir o volume de vazios do solo. A compactação tem em vista estes dois aspectos: aumentar a intimidade de contato entre os grãos e tornar o aterro mais homogêneo, melhorando as suas características e resistência, deformabilidade e permeabilidade.
A compactação de um solo é sua densificação por meio de equipamento mecânico, geralmente um rolo compactador, embora, e alguns casos, como em pequenas valetas até soquetes anuais podem ser empregados. Um solo, quando transportado e depositado para a construção de um aterro, fica num estado relativamente fofo e heterogêneo e, portanto, além de pouco resistente e muito deformável, apresenta comportamento diferente de local para local.
A compactação é empregada em diversas obras de engenharia, como: aterros pata diversas utilidades, camadas construtivas dos pavimentos, construção de barragens de terra, preenchimento com terra do espaço atrás de muros de arrimo e reenchimento das inúmeras valetas que se abrem diariamente nas ruas das cidades. Os tipos de obra e de solo disponíveis vão ditar o processo de compactação a ser empregado, a umidade em que o solo deve se encontrar a ocasião e a densidade a ser atingida.
O início da técnica de compactação é creditada ao