Curva abc
Resumo: Este artigo apresenta a utilização da classificação ABC, uma ferramenta essencial que poderá ser aplicada tanto na área administrativa como nos mais diversos setores, tendo como objetivo propor um método que ofereça apoio à tomada de decisões gerenciais. A partir deste processo obtemos um levantamento dos itens e podemos demonstrá-los graficamente através da curva ABC. Um estudo de caso, realizado em uma papelaria demonstra a integração das técnicas e procedimentos apresentados. Palavras-chave: Classificação. Utilização. Tomada de decisão.
1 Introdução
O controle de estoque hoje é um grande desafio para os administradores de materiais, a busca por soluções que reduzam os custos nos leva a utilizar métodos que aperfeiçoem os processos e serviços da empresa.
A gestão de materiais após prever a demanda dos produtos, tem a necessidade de controlar os itens no estoque, logo a Classificação ABC tem um importante papel, o de estabelecer prioridades para os investimentos a serem realizados pelos gestores. Esse procedimento é imprescindível no gerenciamento dos estoques, pois possibilita o melhor desenvolvimento dentro da empresa.
A metodologia adotada tem como base a classificação dos produtos conforme sua prioridade estratégica, e sua utilização apresentará resultados que auxiliarão nas tomadas de decisões.
2 Desenvolvimento
O economista italiano Vilfrido Pareto, no final do século XIX, desenvolveu um estudo que analisou a distribuição de renda da população do seu país. Ficou constatado que a distribuição de riqueza não se dava de maneira uniforme, 80% da riqueza estavam nas mãos de 20% da população. A partir desse estudo esta teoria ficou conhecida como principio 80:20 (Lei de Pareto).
A lei de Pareto foi adequada por alguns engenheiros da General Eletric (GE), para a administração dos estoques dando início ao sistema de análise ABC. Sob instruções de H.F. Dixie, a General Eletric (GE) logo após a segunda