curta
MAKTUB
ROTEIRO
ANA LETÍCIA SANTOS
INTRODUÇÃO
‘’Maktub, particípio passado do verbo Kitab. É uma expressão característica do fatalismo mulçumano. Maktub significa: “estava escrito”; ou melhor, “tinha que acontecer”. Essa expressiva palavra dita nos momentos de dor ou angustia, não é um brado de revolta contra o destino, mas sim, a reafirmação do espírito plenamente resignado diante dos desígnios da vida.”PERSONAGENS
AMÉLIA – 17 anos, amante da leitura, tendo influências como Fitzgerald, Freud, Dickens, Dostoiévski e Bukowski. Pretende cursar a carreira de jornalismo e posteriormente ser escritora.
LOUIS – 19 anos, vive em festa e só pensa em curtir. Primo de Eduardo. Atualmente cursa publicidade e usa como desculpa que as festas vão lhe ajudar nos futuros negócios. Começou a usar drogas no ano de 2014, começou com maconha e quando experimentou cocaína teve uma reação alérgica e ficou inconsciente.
MÔNICA – Tia de Amélia.
CENA 1Amélia: Casaco e uma blusa branca, short escuro, meias e havaiana. Usa óculos.
Mônica: Vestido estampado, bolsa nas costas e no braço.
Eduardo: Bermuda e camisa básica, carrega uma mala de carrinho.
Clara (Filha de Eduardo e Mônica): Short e blusa básica. Com uma boneca na mão.
Hugo (Filho de Eduardo e Mônica): Roupas claras.
[Amélia está encostada na parede lendo um livro para Clara, enquanto Mônica e Eduardo caminham freneticamente pela casa levando malas para o carro.]
[Eles terminam, Mônica pega Hugo dos braços de Amélia. E faz sinal pra Clara se levantar.]
Mônica: Obrigada por cuidar da casa por mim, nós precisávamos dessas duas semanas. Eduardo anda tão estressado.
Amélia: Vai ser um prazer, vou aproveitar esse tempo pra escrever meu livro. Há tempos que eu tenho esse projeto em mente e nunca tive tempo.
Mônica: Amélia, Amélia. Você e suas ideias. [Mônica vai indo até na direção do carro.] Você já sabe onde fica tudo não é? [Abre a porta do carro para Clara entrar. Clara fecha a porta.