Cursos do eb
O termo GE engloba todas as ações militares realizadas para assegurar o uso eficaz das nossas próprias emissões eletromagnéticas e eletro-ótica e para impedir, reduzir ou prevenir que o inimigo possa fazer uso eficaz de suas emissões.
Os sistemas de GE variam em uma ampla gama de sistemas, sendo meios ofensivos e defensivos usados por forças opostas do espectro de comunicação, radar, IR e visual para negação mútua de suas respectivas capacidades.
São usados como cobertura para ataque de surpresa ou auto-proteção. Seriam o equivalente medieval a "armadura" do cavaleiro que permite chegar próximo do inimigo para um golpe final sem se tornar vulnerável.
O objetivo é evitar o uso do espectro Eletromagnético (EM) pelo inimigo, radar ou comunicações com bloqueio ativo ou interferência passiva com chaff ou chamarizes (decoy), assim as condições de propagação sofrem alterações e distorções que impediriam fortemente a possibilidade de comando controle e busca de informações, anulando ou degradando o emprego eficaz dos sistemas de armas ofensivos e defensivos.
As contramedidas na região de radio frequência (RF) são agrupadas no termo Guerra Eletrônica - GE (EW - Eletronic Warfare em inglês). A GE tem três subdivisões distintas: Medidas de Apoio de Guerra Eletrônica - MAGE, Contramedidas Eletrônicas - CME e Contra-Contramedidas Eletrônicas - CCME ou ESM, ECM e ECCM/EPM em inglês, respectivamente.
As contramedidas incluem todos os meios de explorar uma atividade inimiga para determinar suas intenções ou reduzir sua efetividade. Contramedidas podem ser aplicadas contra armas operando sobre todo o espectro, das ondas de som até as frequências gama. Como o uso mais frequente do espectro pelas armas/sensores/comunicações fica na frequência de radio (RF - de vários kHz até dezenas de GHz), a maioria das contramedidas e contra-contramedidas também operam nesta região do espectro.
As porções IR e acústica do espectro também são de interesse, mas desde