Planejamento estratégico
EXÉRCITO BRASILEIRO - DECEx
ULISSES PORTEIRO
PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO ORGANIZACIONAL NO EB – UMA AVALIAÇÃO CRÍTICA DA ADESÃO DAS ORGANIZAÇÕES MILITARES À METODOLOGIA DE PLANEJAMENTO ADOTADA NO EXÉRCITO.
São Paulo-SP
2010
ULISSES PORTEIRO
PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO ORGANIZACIONAL NO EB – UMA AVALIAÇÃO CRÍTICA DA ADESÃO DAS ORGANIZAÇÕES MILITARES À METODOLOGIA DE PLANEJAMENTO ADOTADA NO EXÉRCITO.
Projeto de Pesquisa apresentado ao Curso de Gestão em Administração Pública da Universidade Castelo Banco, como requisito parcial para a obtenção de conhecimentos mínimos indispensáveis ao entendimento das Unidades que compõem a disciplina Técnica de Pesquisa.
Orientador: Prof. Silvestre Prado de Souza Neto
São Paulo
2010
RESUMO
Em 2003 iniciou-se a implantação do Programa de Excelência Gerencial no seio do Exército Brasileiro, onde se pôde observar certa incredulidade a respeito de sua efetiva implantação e da possibilidade de continuidade, na visão dos recursos humanos da instituição. Com a implantação, por parte da Assessoria Especial do Gabinete do Comandante do Exército (A Esp-Gab Cmt Ex), das instruções provisórias, sites, cursos, estágios e, principalmente, da Instrução Provisória de Planejamento Estratégico Organizacional (IP-PEO-PEG), que apresentava um modelo metodológico para emprego pelas OM, para a formalização do Plano de Gestão, em busca de seus objetivos Organizacionais e consequente cumprimento de sua Missão Institucional, onde se iniciou a busca pela consolidação definitiva da excelência gerencial. Passado cerca de sete anos, o desenvolvimento do processo de implantação se tornou considerável, as OM, em todos os seus níveis de desdobramento, procuram estipular seus Índices de Desempenho, montar suas Estratégias para vencer os Fatores Críticos de Sucesso, atingindo, assim, seus Objetivos Organizacionais para o cumprimento de sua Missão. A partir daí fica o questionamento: será que a metodologia