curso..
A visita de estudo foi-nos guiada por uma funcionária qualificada com o objetivo de mostrar o funcionamento e tratamento dos resíduos. Verificamos que na entrada os camiões são pesados numa báscula para controlar as quantidades de resíduos que entram. O lixo dos ecopontos é despejado em pavilhões apropriados onde o lixo do ecoponto amarelo é guiado para uma passadeira rolante em que funcionários devidamente equipados (boné, mascara, fatos, luvas) separam os tetras pack, metal, plástico (macio e duro) onde estes são prensados e fardados. O lixo indiferenciado é também despejado num pavilhão apropriado onde é prensado e transportado para o aterro lá existente com a capacidade de 10 hectares equivalente a 10 campos de futebol. Estes lixos são tapados por camadas.
No aterro existem tubos de drenagem que são guiados para uma caldeira com uma temperatura de 1250º para evitar cheiros e para espantar animais usam vários tipos de som para os manter afastados. Todos os funcionários para almoçarem têm que retirar as suas roupas de trabalho para não contaminar os alimentos. Existe para isso uma lavandaria para tratar das suas roupas. Também têm um laboratório de análises para o lixo.
De seguida fomos, ver ainda,que só por fora a central de eletricidade que é alimentada a biogás, que é produzido pelo aterro da própria Resulima.
A eletricidade produzida aqui é para consumo da Resulima e a que sobra ou parte dela é injetada na rede elétrica.
De seguida visitamos o laboratório de análises da Resulima, para ver como funcionava aquele setor, que analisa as águas e os solos, para ver se está tudo dentro dos valores normais,aqui