Curso
Tema: A Evolução da Comunicação entre o Homem e a Maquina
O homem começou a sentir a necessidade de comunicar-se desde que começou a viver em sociedade, fosse para alertar sobre alguma coisa ou expressar sua cultura ou sentimento. Os avanços da tecnologia mudaram profundamente os hábitos da sociedade e as relações de trabalho. Os trabalhadores, quando não excluídos desse processo, precisam estar sempre se reciclando para conseguir acompanhar o ritmo do mercado que, cada vez mais, aumenta sua exigência.
Desde então o homem não teve limites para sua evolução, saindo dos computadores gigantescos chegando aos computadores portáteis e ate os de mão, que não são somente maquinas de calculo e sim abrangendo as mais variadas funções. As presenças do computador, da internet, de maquinas no ambiente de trabalho exigem que o trabalhador esteja em sintonia com as novas tecnologias.
Nesse processo de mudança, as grandes revoluções sempre estiveram presentes. As transformações começaram com a Primeira Revolução Industrial (séc. XVIII), em que a introdução do vapor, usado como fonte de energia, deu início à modernização da produção e do desenvolvimento do sistema de transportes. A Segunda Revolução Industrial (a partir de 1860 até o início da Primeira Guerra Mundial) trouxe mudanças no processo da industrialização, já que a eletricidade permitiu o desenvolvimento de produções em série. Alguns estudiosos afirmam que estamos vivendo uma Terceira Revolução Industrial, devido ao surgimento das tecnologias de informação e a substituição da eletromecânica pela eletrônica. Há muitos, muitos anos, os homens comunicavam através de gestos e gritos. Contavam as suas histórias fazendo desenhos nas paredes das cavernas (pinturas rupestres). Mais tarde, o Homem inventou a escrita. Começou a usar o papiro, a pedra e as placas de argila para gravar as suas mensagens.
As primeiras mensagens eram transmitidas por estafetas, que percorriam muitos