Poluição
Segundo informações da COPASA, para se construir um sistema de abastecimento de água, é necessária à realização de estudos através de profissionais altamente qualificados na avaliação da necessidade da população e o crescimento populacional e industrial do local a ser abastecido. Com base nas informações estudadas se projeta um sistema de abastecimento de agua tratada, durante o período analisado nestes estudos. Estes estudos também mostram que a estação de tratamento será realizada através de captação, adução, estação de tratamento, reservação, rede de distribuição e ligações domiciliares.
A captação pode ser realizada superficialmente ou na forma subterrânea.
Captação superficial é realizada nos rios, lagos ou represas através de gravidade ou bombeamento. No caso do bombeamento, uma casa de maquina formada por um conjunto de motobombas que fazem a sucção da água do manancial para envio a estação de tratamento é construída junta a captação.
As águas captadas superficialmente passam por algumas fases de tratamento como:
Oxidação: São oxidados os metais presentes na água, principalmente o ferro e o manganês, que se apresentam normalmente dissolvidos em água bruta, através da injeção de cloro ou produto similar, tornando os metais insolúveis na água facilitando sua remoção em outras etapas do tratamento.
Coagulação: a remoção da sujeira é realizada dentro de um tanque de mistura rápida contendo dosagens de sulfato de alumínio ou cloreto férrico, podendo adicionar cal a mistura para manter o PH da água a nível adequado. Estes coagulantes aglomeram a sujeira formando os flocos.
Floculação: a água coagulada e misturada dentro dos tanques, fazendo com que os flocos se tornem mais pesados, volumosos e consistentes.
Decantação: os flocos formados são separados da água através da sedimentação no fundo dos tanques.
Filtração: a água passa por filtros constituídos por camadas de areia ou areia e antracito, suportados por cascalhos de diversos