Curso de quimica
Química Inorgânica I – 2011-2
Estudo Sobre Interações Intermoleculares
Orientações: trabalho para ser realizado em duplas e entregue manuscrito até o dia 07/12/2011. Vale 2,0 pontos.
1- Explique a origem e a forma do potencial das seguintes interações:
a) Envolvendo cargas elétricas: i- Interação íon-íon;
Ligação iônica é um tipo de ligação química baseada na atração eletrostática entre dois íons carregados com cargas opostas. Na formação da ligação iônica, um metal doa um elétron, devido a sua baixa eletronegatividade formando um íon positivo ou cátion. Geralmente ligações iônicas se formam entre um metal e um ametal. O átomo do ametal tem uma configuração eletrônica semelhante a de um gás nobre, quase totalmente preenchida de elétrons. Eles têm alta eletronegatividade, e facilmente ganham elétrons formando um íon negativo ou ânion. Os dois ou mais íons logo se atraem devido a forças eletrostáticas. Ligações desse tipo são mais fortes que ligações de hidrogênio, e têm força menor que as ligações covalentes. Os orbitais eletrônicos geralmente não se sobrepõem, devido ao fato de que cada íon chega ao estado energético mais baixo e a ligação é baseada somente (teoricamente) em interações eletrostáticas entre os íons positivo e negativo. ii- Interação íon-dipolo.
Interação tipo íon-dipolo: envolve a atração de natureza eletrostática entre os íons positivos e parte negativa da molécula de solvente e entre os íons negativos e a parte positiva da molécula do solvente. É uma interação muito forte.
b) Van der Waals:
São interações entre moléculas (sem formação de orbitais moleculares) podendo ser mais forte ou mais fraca de acordo com átomos envolvidos. Estas podem assim serem divididas:
i- Interação dipolo-dipolo;
Dipolo-dipolo (dipolo permanente): ocorre entre moléculas polares, onde estas moléculas interagem entre si, como resultado da atração da extremidade positiva de uma molécula com a extremidade negativa de outra.
ii-