Curso de esperanto
INTRODUÇÃO
O Homem, diferente dos demais seres vivos, além de viver no ambiente que o cerca também interfere neste de forma bastante acentuada, principalmente nas chamadas sociedades modernas na qual as técnicas e a economia impõem esforços cada vez maiores devido aos padrões de consumo. O garimpo por sua vez é uma forma de exploração muito antiga dos recursos naturais, principalmente minérios – rochas e metais – e transcende aos modelos econômicos sendo mesmo uma atividade tanto tradicional quanto essencial para o homem. Assim o presente texto pretende discutir a relação desta técnica antrópica com o meio ambiente onde é praticada.
MEIO AMBIENTE
O ambiente, como também é chamado, é composto por determinados fatores físicos que o compõe, como: relevo; solo; clima; vegetação; minerais e água. Todos esses fatores juntos formam um sistema integrado e dividido em subsistemas que, cada um na sua função, contribui para o funcionamento e manutenção geral do meio ambiente, desta forma o desequilíbrio em um determinado subsistema pode afetar outros subsistemas, pois, todos estão interligados.
Dos fatores que compõe o meio ambiente, o que mais interessa a este trabalho em especial são os minérios, estes são os alvos mais importantes na atividade garimpeira, claro que isso não significa que os demais não sejam importantes, pois, também interferem na atividade do garimpo. Assim sendo o fator relevo, por exemplo, no leito de um rio ou numa serra pode determinar o modo como o garimpo será feito e sua consequente realimentação ao sistema através do impacto gerado.
Como o homem encara e reage ao ambiente natural
Ilustração 1: Adaptado de DREW 1989. p2
Pela imagem acima podemos perceber que os fatores ambientais sofrem esforços impostos pelos fatores humanos por meio das tecnologias empregadas no uso da terra, o que ocasiona mudanças no uso dos solos e consequentes alterações nos fatores ambientais, formando assim um siclo de