Curso de Didática Geral - capítulo 13
O conceito de avaliação da aprendizagem e as concepções pedagógicas.
A autora diz que avaliação tem sido usada apenas como uma atribuição de nota, para aprovar ou reprovar um aluno, o que é uma concepção arcaica, que torna o ato de avaliar seletivo e competitivo. Em concepções pedagógicas mais modernas baseadas na psicologia genética, o aluno é um ser ativo e dinâmico que participa das dificuldades para construir conhecimento, logo o conceito de avaliação está ligado a uma concepção mais ampla e as formas de realizar a avaliação reflete na postura do professor.
O que é avaliar: princípios básicos.
Basicamente a avaliação é um processo de coletas de dados para verificar se os objetivos foram atingidos, o que o aluno aprendeu e o que o professor conseguiu ensinar. A autora apresenta alguns pressupostos e princípios sobre a avaliação.
Avaliação é um processo contínuo e sistemático: avaliação não pode ser improvisada, deve ser constante e planejada, acontece ao longo de todo o processo de ensino-aprendizagem.
A avaliação é funcional: é funcional porque consiste em alcançar objetivos pré estabelecidos.
A avaliação é orientada: por que indica os avanços e dificuldades do aluno para que ele progrida e atinja os objetivos propostos.
A avaliação é integral: pois considera o aluno como um ser total e integrado. Dessa forma o professor deve utilizar todos os recursos disponíveis para avaliação.
Distinção entre testar, medir e avaliar.
A autor explica que o termo avaliar durante muito tempo foi uado para medir, avaliar e testar, pois a educação era encarada como acumulação de conhecimento e explica as definições desses três termos.Quando se fala em testar e medir pensasse em aquisição de conhecimento, já quando usamos o termo avaliar pensamos em aspectos quantitativos e qualitativos, abrangendo conhecimentos adquiridos quantos as habilidades, logo esses termos