Curso de Ciência Política
Introdução: A importância perene da filosofia política
Nesse capitulo o autor se dedica a demonstrar a impotência da filosofia politica, e dá um breve parecer dos autores a que dará importância nos próximos capítulos. Nas linhas decorrentes a ideia de teoria como observação e elaboração prática da realidade salienta que as formulações teóricas acerca da ciência política “não são apenas uma sucessão de modos de compreensão do mundo politico mas ao elaborar uma imagem acerca do que deveria ser o mundo, realiza de fato, uma construção intelectual da realidade.
Os paradigmas presentes na argumentação e nas teorias politicas evidenciam que os autores se concentram em produzir mundos sociais possíveis e não apenas correlatar os acontecimentos presente no mundo politico.
“Assim, a reflexão politica ao pretender descrever, reproduzir, imitar a realidade empírica, fertiliza a nossa percepção dessa realidade com proposições ou antecipações que uma vez incorporados a vida social passam a construir a própria realidade.”
As primeiras formulações teóricas sobre a ciência politica acontecem com Platão e Aristóteles, no entanto é importante ainda diagnosticar a influência de Sócrates e dos sofistas nos pensamentos posteriores.
1.2 A politica no pensamento Antigo
As principais contribuições de Sócrates e dos sofistas devem-se consequentemente a postura radical adotada por eles no exame da razão, voltando seus estudos principalmente ao contexto da própria humanidade, as questões filosóficas proposta por Socrátes dizem respeito ao próprio homem e não mais ao arque (principio gerador) e questões sob terra e céu.
As observações de Sócrates sobre a convivência humana e o”[...] apelo a autoconsciência trouxe o perigo da introdução da duvida acerca dos fundamentos morais, legais e religiosos que orientam a conduta humana e sustentam as