Antreprojeto
CAMPUS DO ITAPERI
CIÊNCIAS SOCIAIS
DISCIPLINA: METODOS E TÉCNICAS DE PESQUISA I
PROFESSORA: PRECILIANA BARRETO DE MORAIS.
ALUNO: FELIPE AUGUSTO ALVES CORREIA LIMA.
2013.2
ANÁLISE CURRICULAR DA GRANDE ÁREA DA CIÊNCIA POLÍTICA A PARTIR DO PROJETO POLÍTICO-PEDAGÓGICO DO CURSO DE CIÊNCIAS SOCIAIS DA UNIVERSIDADE ESTADUAL DO CEARÁ.
1. INTRODUÇÃO:
A partir da minha vivência no curso de ciências sociais e pela minha preocupação pelo rumo que a ciência política é tratada na Universidade Estadual do Ceará (UECE) venho por meio desta pesquisa, tentar entender qual a posição que se encontra a ciência política.
De muitos objetos de estudo relevantes à exploração e pesquisa, opta-se neste estudo, para a análise da matriz curricular do curso de ciência política da UECE, pois acredito que através deste trabalho poderemos traçar de forma positiva uma análise entre as monografias voltadas a área na época da primeira grade curricular que data de 1989 e nossa atual que data de 2003, afim de, entendermos melhor o caminho que essa área seguiu nessas duas décadas.
A escolha do tema partiu da percepção quanto à importância da ciência política para o curso de ciências sociais. Desta forma, torna-se necessário refletir sobre a postura tanto dos professores, quanto dos alunos para esta área explorando uma maneira mais eficaz para resgatar a busca por um engajamento maior da política dentro da Universidade.
Assim, pretendo, com meu trabalho, ajudar essa grande área a ganhar um pouco mais de atenção por meio de nossos gestores e disponibilizar ao corpo estudantil frutos positivos no que diz respeito a esse assunto.
2. DELIMITAÇÃO:
A posição da Ciência Política no curso de Ciências Sociais da UECE nas décadas de 1990 e 2000/2013.
3. OBJETIVO GERAL:
Analisar a posição e condição da Ciência Política na dinâmica e funcionalidade do curso de Ciências Sociais da UECE.
4. OBJETIVOS ESPECÍFICOS:
a. Analisar os projetos políticos