CRIAÇÃO PUBLICITÁRIA Capítulo 06 - Itens de 10 a 20
Capítulo 06 - Itens de 10 a 20
JARAGUÁ DO SUL - SC
NOVEMBRO 2007
1. Introdução
Neste trabalho, abordaremos o tema criação publicitária, focado nos meios televisivos e impressos onde o anúncio tem como objetivo vender do começo ao fim.
Dentre os principais assuntos destacamos os fatores de sucesso num comercial de televisão, seis regras para se fazer um comercial de TV engraçado, slogan: o que é e como é criado, approach, enfoque, tamanho, cores e efeitos, layout, ilustração, o emprego da cor, produção Gráfica, o que ajuda a atrair a tensão do leitor, fotos, letreiros, imagens.
Os tipos de composição, além de todo o processo de impressão e a prática da publicidade, mostrando o que é preciso ser feito para que o anúncio seduza o seu público.
2. Criação para a televisão
A idéia de um comercial é vender alguma coisa a alguém. Na televisão a imagem é tudo, pois o que se vê é mais importante do que o que se ouve. Porém não quer dizer que o que se ouve não é importante. Palavras e imagens devem andar juntas, pois as palavras vão explicar ao espectador o que a imagem está mostrando.
Nos anúncios em jornais e revistas tem-se primeiramente que atrair a atenção do leitor, o que na televisão “já é meio caminho andado”, pois o espectador já está prestando atenção não podemos deixar-lo perder essa atenção.
O anúncio deve vender do começo ao fim. Segundo Sant’Anna (1998), pesquisas mostraram que os comerciais que começam por colocar um problema e depois provam a solução por demonstração convencem quatro vezes mais do que comerciais que se limitam a apregoar o produto e comerciais com forte elemento de notícia também são eficazes.
Os comerciais têm como objetivo fazer com que o produto permaneça na mente do espectador de tal forma que ele lembre quando for fazer compras. Por isso recomenda-se mostrar o produto, a embalagem ou apresentá-lo em forma de letreiro, isto