Curso cudadores alzheimer

2102 palavras 9 páginas
TERMO DE REFERÊNCIA CURSO DE CAPACITAÇÃO PARA CUIDADORES FAMILARES DE PORTADORES DE ALZHEIMER

META
Promover a formação de 40 (QUARENTA) Cuidadores Familiares de Portadores de Alzheimer para atuarem em Balneário Camboriú.

CONSIDERAÇÕES INICIAIS
O Curso de Capacitação de Cuidadores Familiares de Portadores de Alzheimer é um conjunto de atividades teóricas e práticas inter e multidisciplinares que envolve a capacitação e qualificação de cuidadores geriátricos para realizarem cuidados com pacientes portadores de Alzheimer de sua própria família.

JUSTIFICATIVA
Na atualidade, verifica-se o vertiginoso crescimento do segmento etário dos idosos ,o IBGE constatou aumento de 35% no número de habilitantes da população brasileira com sessenta anos ou mais em comparação com os outros grupos etários entre os anos de 1991 e 2000, e estima que em 2020 13% da população tenha 60 anos ou mais. Concomitantemente, emerge a preocupação relacionada às debilidades oriundas do processo de envelhecimento, como também a busca pela promoção da qualidade de vida e atenção integral à saúde do idoso mediante formulação de ações que visem à prevenção e reabilitação das capacidades funcionais desta camada populacional (MINISTÉRIO DA SAÚDE, 2003; IBGE, 2002).
O envelhecimento relaciona-se não somente à passagem do tempo, mas ao aparecimento de uma série de eventos biológicos no decorrer do mesmo, os quais influenciam fortemente a sobrevivência e a longevidade, bem como engloba fatores fisiológicos, sócio culturais, intelectuais, psicoemocionais, econômicos e funcionais, influenciando e sendo influenciado pelo estilo de vida, hábitos, lazer e atividade física, e suas alterações podem resultar em senescência ou senilidade (AVERSI-FERREIRA, RODRIGUES, PAIVA, 2008; CARDOSO, MAZO,JAPIASSÚ, 2008; LENT, 2004; MEDEIROS, 2001).
A senescência refere-se ao envelhecimento natural, normal ou saudável, caracterizada pela ocorrência de diminuição da capacidade de reparação biológica em

Relacionados