Curso comentarista
A igreja sempre se preocupou com a preparação digna dos leigos que participam dos ministérios na celebração da palavra. Ministério significa serviço, e na liturgia quer dizer “ação em favor do povo”. O ministério do comentarista é serviço em favor de toda a assembleia reunida para a celebração eucarística.
Noções de Liturgia
O que e Liturgia?
A palavra liturgia significa obra pública. Na tradição cristã quer dizer que o povo de Deus toma parte na obra de Deus. Liturgia e uma ação sagrada por excelência, uma ação da Igreja que estabelece a ligação com Deus por meio de Jesus.
Para realizar tão grande obra, Cristo está sempre presente na sua igreja, especialmente nas acções litúrgicas (SC. 7). Ele esta sempre presente no sacrifício, seja no celebrante ou sob as espécies eucarísticas, nas leituras proferidas durante a missa, pois é Ele que fala conosco, nos textos sagrados preservados pela Santa Igreja. Está presente quando a Igreja reza e canta. Ele que prometeu: “Onde dois ou mais estiverem reunidos em meu nome, Eu estarei entre vós” (Mt 18,20).
Portanto, qualquer celebração litúrgica é, por ser obra de Cristo sacerdote e do seu Corpo que é a Igreja, ação sagrada por excelência, cuja eficácia, com o mesmo título e no mesmo grau, não é igualada por nenhuma outra ação da Igreja. (SC. 7).
Santa Missa
O que é a Santa Missa?
Para definirmos o que é a Santa Missa podemos usar uma das aclamações após a consagração, que diz: “Anunciamos, Senhor, a vossa morte, e proclamamos a vossa ressurreição. Vinde, Senhor Jesus”. A Santa Missa é a celebração do Sacrifício de Jesus Cristo (morte e ressurreição). Outra definição que podemos citar é a do Catecismo do Papa São Pio X: “A Santa Missa é o sacrifício do Corpo e do Sangue de Jesus Cristo que, sob as espécies do pão e do vinho, se oferece por mãos do sacerdote a Deus sobre o altar, memória e renovação do sacrifício da Cruz”.
Como todo rito, a Santa Missa precisa de uma estrutura geral que é muito simples.