Curso bíblico
Diácono Aparecido Fernandes Neves
2012
LÉXICO BÍBLICO
Na elaboração de nossos estudos, resolvemos adotar uma linguagem acessível ao grande público, mas enriquecida por vocábulos técnicos, específicos do linguajar exegético bíblico. Tais vocábulos são, por vezes, insubstituíveis; daí a necessidade de utilizá-los. Conhecê-los exigirá do estudioso um certo esforço, esforço, porém, bem compensado. Eis por que publicamos a seguir um pequeno Vocabulário ou Léxico bíblico, que poderá valorizar a cultura bíblica de nossos leitores e servirá de instrumental para acompanhar nossos estudos.
Amanuense: a pessoa que escreve quanto lhe é ditado por outrem, sem colocar algo de próprio.
Apócrifo: em grego, apókryphos quer dizer oculto. Tal era o livro não lido em assembléia pública de culto, mas reservado à leitura particular. Apócrifo opõe-se a canônico, pois canônico era o livro lido no culto público, porque era considerado Palavra de Deus inspirada aos homens.
Apócrifo não tem nessesariamente sentido pejorativo. É simplesmente o texto que, por um motivo qualquer, não era de uso público; pode conter verdades históricas, como a da Assunção corrporal de Maria SS. aos céus.
Apocalipse: do grego apokálypsis, revelação, um gênero literário ou um modo de redigir escritos que tem as seguintes características: imagina o fim da história, por ocasião do qual o Senhor virá à terra sensivelmente para julgar os homens e restaurar a ordem violada. Esse aparecimento de Deus é assinalado por sinais no mundo, abalo da natureza; catástrofes... Tal gênero literário recorre frequentemente a simbolos e imagens, que devem ser interpretados segundo critérios objetivos ou de acordo com a mentalidade dos escritores antigos. Determinado símbolo podia significar uma coisa para os antigos e pode significar outra para os modernos.
Apocalipse de São João é o nome de um