Termos Bíblicos
Seminário Teológico Logos
Curso Básico em Teologia
Pesquisa
Significado de termos bíblicos
Kássia Cruz
Luciana Demetrio
Salvador/BA
Abril/ 2014
Igreja Batista Missionária da Independência
Seminário Teológico Logos
Curso Básico em Teologia
Pesquisa
Significado de termos bíblicos
Trabalho desenvolvido para a disciplina Hermenêutica no Curso Básico em Teologia, promovido pelo Seminário Teológico Logos, elaborado pelas alunas Kássia Cruz e Luciana Demetrio a ser entregue a professora Cristiane Nonato.
Salvador/BA
Abril/ 2014
Sinédrio
E, logo ao amanhecer, os principais dos sacerdotes, com os anciãos, e os escribas, e todo o Sinédrio, tiveram conselho; e, ligando Jesus, o levaram e entregaram a Pilatos. Marcos 15:1
1. “O mais alto tribunal religioso dos Judeus, do qual faziam parte os sumos sacerdotes (o atual e os anteriores), chefes religiosos (anciãos) e professores da lei. Tinha 71 membros, incluindo o presidente (Jo 11.47)”.
KASCHEL, Werner; ZIMMER, Rudi. Dicionário da Bíblia de Almeida. 2ª edição. São Paulo: Sociedade Bíblica do Brasil, 2005.
2. “O concílio supremo que regia as questões religiosas dos judeus era o Sinédrio. A extensão do poder por ele exercido dependia em grande parte da coragem e personalidade do grupo ali reunido, bem como da atitude do governo de Roma na ocasião”.
“Esse concílio procurara assemelhar-se ao grupo de anciãos formado por Moisés, quando este se achava na liderança do povo de Israel”.
“Tanto o grupo dos saduceus quanto o dos fariseus tinham representantes no concílio, que era constituído do sumo sacerdote, e de antigos sumos sacerdotes, de membros de suas famílias, que eram chamados de anciãos, e dos escribas (os doutores da lei). O concílio era formado por 70 ou 71 homens, dependendo de como era feita a contagem. Seu presidente era o sumo sacerdote que estivesse