Sistemas Distribuidos
Sistema distribuído é uma porção de computadores, todos conectados em rede, coordenados por uma, ou mais, máquina(s) administradora(s) e que utilizam softwares que permitam o compartilhamento de seus recursos, como memória, processamento, hardware (como impressora etc) para um único fim, como quebrar um código, criptografar ou descobrir a melhor solução de um problema em matemática.
Ou seja, são vários computadores, que se comportam como um só, para fazer uma coisa de uma maneira rápida e eficiente, ou ter muito espaço de armazenamento.
São sistemas muito usados em supercomputadores, que fazem pesquisas científicas, predições climáticas, descobrir novas partículas, controlar epidemias e outras doenças, fazer simulações e tudo...foi-se o tempo que ciência era feita no papel, lápis e laboratório.
Saiba por que o mundo depende da computação distribuída, e por que sistemas distribuídos são a evolução da Internet.
- Antes de entender o que é, saiba para que serve
Com a definição formal de Sistemas Distribuídos (que é o mesmo de Computação Distribuída), vamos deixar os detalhes técnicos um poucos de lado. Vamos criar um contexto para explicar para que serve.
Vou falar de um problema que vi quando estudei a linguagem C, que é o problema do caixeiro viajante.
Vou explicar em outros termos: imagine que você se formou em computação e vai dar palestras em 'n' cidades. Você recebeu uma grana fixa pra viajar.
Como é um cara esperto, resolveu criar um algoritmo para otimizar isso, traçar um plano para economizar o máximo possível nas viagens.
Como? Em vez de sair viajando 'na louca', bolou um esquema (em C), pra calcular a rota mínima.
Por exemplo, se você for em 4 cidades, A, B, C e D, sabendo que pode ir de uma pra qualquer outra, que você mora na cidade A e tem que voltar pra ela, e o preço da passagem aérea depende somente da distância (quanto mais longe, mais caro), óbvio que existe um percurso