Currículo
Curso: Licenciatura em Educação Física
Disciplina: Filosofia da Educação e Pensamento Pedagógico
Aula: 4 – A Estrutura Organizacional da Escola
Equipe: Josiany Nunes Barreto
Nilton Martins
Lindomar Rocha Cardoso
Jadson Oliveira
Samara Fogaça
A Importância do Currículo para a Organização do Trabalho Pedagógico na Escola
Iniciamos a nossa discussão com o conceito de Currículo, conforme o texto de Ilma Passos. Segundo a autora, o currículo é um elemento que constitui a organização escolar, passando pela produção, transmissão e assimilação do conhecimento. A partir de então, podemos observar a importância que o mesmo implica na estrutura pedagógica da Escola, uma vez que, o currículo adequa o conhecimento científico à faixa etária e aos interesses, não apenas dos alunos, mas de toda a sociedade.
Ilma Passos aponta alguns pontos básicos na organização curricular:
1º - O currículo expressa uma cultura. Não pode ser aleatório e alienado. Como o mesmo passa por ideologias, é dever da escola analisá-lo e interpretá-lo criticamente.
2º - O currículo não pode ser separado do contexto social.
3º - Diz respeito ao tipo de organização curricular adotado pela escola. Baseado nas afirmações de Bernstein (1989), a autora chama a atenção para que as escolas busquem um currículo integração, ou seja, reduza o isolamento entre as diferentes disciplinas, agrupando-as num todo mais amplo.
4º- O controle social, instrumentalizado pelo currículo oculto, ou seja, as mensagens transmitidas nas entrelinhas. O currículo oculto está presente em nosso dia-a-dia, durante as aulas, no material didático, nas conversas, explicações e atividades. Assim, toda a gama de visões do mundo, as normas e os valores dominantes são passados aos alunos no ambiente escolar.
Porém, Moreira (1992), ao examinar as teorias de controle social, defende o ponto de vista de que este esteja comprometido com fins de liberdade e que ofereca ao estudante voz ativa e crítica. Mesmo assim, não se