Currículo e Cultura
Faculdade de Humanidades e Direito
PROGRAMA DE MESTRADO EM EDUCAÇÃO
HEITOR GIRELLI
CURRÍCULO E CULTURA:
ELEMENTOS DO FRACASSO ESCOLAR
Um estudo com base nas provas do SARESP e FUVEST
SÃO BERNARDO DO CAMPO
2009
HEITOR GIRELLI
CURRÍCULO E CULTURA:
ELEMENTOS DO FRACASSO ESCOLAR
Um estudo com base nas provas do SARESP e FUVEST
Dissertação apresentada ao Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Metodista de São Paulo, sob orientação do Prof. Dr. Joaquim Gonçalves Barbosa, como exigência parcial para a obtenção do título de Mestre em Educação.
SÃO BERNARDO DO CAMPO
2009
RESUMO
A fim de retirar a imputação pelo fracasso escolar dos ombros das próprias vítimas (alunos) iremos discutir como os críticos do currículo entendem a construção e o funcionamento deste e confrontar com a realidade do alunado, principalmente comparando os resultados conseguidos por estes em provas baseadas no currículo do ensino fundamental e médio. Nossas pesquisas apontam que o fracasso é do currículo, não do aluno, que aplicado com indiferença dentro das escolas, menosprezam a cultura e interesses dos alunos, resultando nas crises de relacionamento e nos baixos resultados de forma geral. Iniciado nas primeiras séries, o currículo irá definir o que a desigualdade social brasileira já definiu, a reprodução das estruturas que formam as elites Isto poderá ser verificado com os resultados das provas do Saresp– Sistema de Avaliação de Resultados do Ensino do Estado de São Paulo – aplicado no ano de 1997 e da Fuvest – Fundação do Vestibular para a Universidade de São Paulo – aplicado no ano de 2005.
Palavras- chave: currículo, cultura e fracasso escolar.
ABSTRACT
In order to remove the complains School failure by the shoulder of the outher victimis (students) will discuss how the critcs on curriculum understand the construction in the operation of this