curriculos
Discute-se hoje a importância do ensino/aprendizagem de Física com base nos novos parâmetros curriculares nacionais para o ensino médio. A utilização das novas tecnologias de informação e comunicação no ensino, especificamente a Internet, tem sido de grande interesse para o ensino em sala de aula. Tradicionalmente a física é vista pelos professores como uma disciplina difícil de ser ensinada e com isso os alunos apresentam desinteresse e dificuldades de aprendizagem dos conteúdos. Atualmente, o ensino é visto como um objeto abstrato, longe da realidade dos alunos, o qual gera um desinteresse total pelo trabalho escolar. Os alunos preocupam-se apenas com a nota e com a avaliação, os assuntos estudados são logo esquecidos e aumentam os problemas de disciplina. Isso agrava também aos professores refletindo-se diretamente no aumento dos problemas que se enfrenta no ensino médio. Alunos cada vez mais desinteressados estão bloqueados, o raciocínio lógico não foi desenvolvido de uma maneira satisfatória, e aí o problema se agrava.
Uma questão que leva a este tipo de reação passa pelos seguintes aspectos: Como o nosso aluno está aprendendo Física nos dias de hoje? Que fatores limitam o aprendizado dos nossos alunos? O fato é que o atual modelo de ensino adotado na maioria das instituições educacionais tem se mostrado inadequado diante das necessidades de conhecimento acerca das questões científicas e filosóficas que permeiam a humanidade dos dias atuais. Tais modelos são insuficientes até no que diz respeito à motivação dos alunos.
Então o que fazer para mudar esse mito sobre o ensino?
Despertar a curiosidade dos alunos e ajudá-los a reconhecer a física como um empreendimento humano;
Os estudantes ouvem falar em temas como buracos negros e big bang na televisão ou em filmes de ficção científica, mas nunca nas aulas de física. Fazer estes tipos de questões se tornarem uma