Curriculo
FACULDADE DE EDUCAÇÃO
CURSO DE PEDAGOGIA – UAB
CURRÍCULO E ORGANIZAÇÃO DA PRÁTICA PEDAGÓGICA
O currículo diz respeito a seleção, sequenciação e dosagem de conteúdos da cultura a serem desenvolvidos em situações de ensino-aprendizagem. Compreende conhecimentos, idéias, hábitos, valores, convicções, técnicas, recursos, artefatos, procedimentos e símbolos dispostos em conjuntos de disciplinas escolares e respectivos programas, com indicações de experiências para sua consolidação e avaliação.
Na gravura podemos ver três mestres praticando a arte de ensinar, o primeiro nos leva a entender que a teoria do currículo que se aplica a ela seria a teoria pós-crítica que tem as suas bases direcionadas para um currículo no qual se vincula conhecimento, identidade e poder com temas como gênero, raça, etnia, sexualidade, subjetividade, multiculturalismo, entre outros. E ainda podemos dizer que esta possui uma linguagem dotada de significados, imagens e falas; destacando o discurso curricular da comunicação de códigos distintos, historias esquecidas, vozes silenciadas.
O segundo mestre já nos remete a teoria tradicional que seria aquela em que o currículo é visto como a especificação precisa de objetivos, procedimentos e métodos, visando a obtenção de resultados que possam ser rigorosamente mensurados, e quanto ao professor este é o centro do processo, quem administra as condições de transmissão dos conteúdos e responsável pela eficiência no ensino, ou seja, possui uma relação com o aluno baseada em regras e disciplina rígida.
E por ultimo e não menos importante chegamos ao terceiro mestre que pude identificar a teoria crítica que por sua vez questiona as desigualdades provocadas pela visão tradicional no sistema de ensino, já que estas não questionam o conhecimento em si, apenas valorizam o mecanismo de eficácia da reprodução desse conhecimento. E nesta teoria o currículo é um local onde docentes e alunos tem oportunidade de