Curriculo
O currículo é um espaço, um campo de produção e criação de significados, ao refletirmos sobre o processo de construção do conhecimento nas instituições escolares nos dias atuais, não podemos deixar de mencionar o currículo e sua ligação com a cultura local e os aspectos predominantes atribuídos pela classe predominante. O currículo escolar deve estar diretamente relacionado às expectativas multiculturais e trabalhar de forma a valorizar e respeitar as diferenças, pois Cultura e a Educação estão vinculadas uma a outra. No currículo trabalha-se os sentidos significativos recebidos e materiais existentes, é um espaço, um campo de produção e criação da prática de significados, prática produtiva, relação social, relação de poder, prática que produz identidades sociais.
Tais processos precisam ser trabalhados em conjunto, alunos/professores, no intuito de rebater aos desafios existentes na realidade em que vivem.
A instituição escolar precisa abrir espaços para que estas representações, que têm sido silenciadas e excluídas na sociedade, possam entrar e conhecê-las como culturas presentes no dia-a-dia da escola, ou seja, a escola precisa somar a teoria com a prática da realidade social, pois é no contexto que a educação escolarizada vai ser aplicada na formação do jovem moderno, com novas concepções, conhecimentos e valores.