CURRICULO
Veremos neste capítulo:
Definição de Processo.
Grupos de Processos e Ciclo de Vida.
Diferença entre o Ciclo de Vida do Projeto do Ciclo de Vida do Produto.
As 10 Áreas do Conhecimento no Guia PMBOK, 5a edição.
Estrutura do Guia PMBOK, 5a edição.
Definição de Processo
No passado, a ideia de gerenciamento de projetos era apenas assegurar a alocação de pessoal competente para atingir sucesso no projeto. O gerenciamento de projetos atual incorporou o pensamento de que procedimentos, processos, políticas e ferramentas formalizadas são vitais para o sucesso do projeto. As soluções para problemas impostos por demandas que mudam rapidamente e por tecnologias complexas precisam ser endereçadas de modo consistente e padronizadas, o que originou o modelo de gerenciamento sistêmico ou por processo. Cada processo é caracterizado por suas entradas, ferramentas e técnicas e as saídas resultantes.
Para que um projeto seja bem-sucedido, a equipe deve:
Selecionar processos apropriados;
Usar abordagem bem definida que possa atender aos requisitos (profundidade de implementação do processo);
Cumprir requisitos para atender necessidades e expectativas das partes interessadas;
Obter equilíbrio entre as demandas concorrentes para gerar o resultado específico e desejado (escopo, tempo, custo, qualidade, risco, recursos).
TIPOS DE PROCESSOS
Processos de Gerenciamento de Projetos: garantem o fluxo eficaz do projeto ao longo de sua existência; abrangem áreas do conhecimento descritas no Guia PMBOK.
Processos Orientados a Produto: especificam e criam o produto. Em geral, são definidos pelo ciclo de vida do projeto e variam de acordo com a empresa, indústria ou áreas de aplicação. Esses processos ajudam a definir o escopo do produto e também do projeto.
As melhores práticas em gerenciamento de projetos são adequadas na maioria das vezes e na maior parte dos projetos, conforme experiência e conhecimento consolidados no Guia PMBOK. Porém, considerando que cada