curriculo
A educação é sempre uma caixinha de surpresa, ou seja, está sempre nos surpreendendo com avanços capazes de aproximar cada vez mais alunos e professores, conteúdos e realidade, escola e comunidade. A criação de um currículo escolar dentro de uma unidade de ensino é mais um desses avanços, sabemos que ele não surgiu ontem, mas a importância de levanta-lo novamente e de fazer com que a escola o conceba unindo e reunindo seus componentes dentro de sua realidade é de fundamental importância para que o desenvolvimento da escola e sua comunidade caminhem sempre em busca de uma educação de qualidade.
Palavras-Chave: Currículo. Qualidade. Educação.
1. INTRODUÇÃO
Que concepções devem permear um documento global na área da educação que pretenda ser uma tentativa de resposta ao conjunto de desafios da sociedade? É claro que não se trata de insistir em um caminho, como se não houvesse salvação em alternativas, ou como se não admitíssemos vozes diferentes das nossas.
O fato é que, tematizando a necessidade de mudança precisamos nos atentar primeiramente ao nosso currículo e seus componentes (conteúdo, objetivo, metodologia, cronograma e avaliação) como precursores de uma visão ampla, como, quando, para quem, para que e por que ensinar.
Se é que o progresso deriva de ordem, o currículo e seus componentes, quando bem pensados e formulados, será um grande aliado desta ordem, pois trata-se de um documento capaz de direcionar e orientar toda escola numa só caminhada.
2. IMPORTANCIA DO CURRÍCULO
Falar de currículo escolar é falar também na vida do aluno e da escola em constante e em dinâmica ação, ou seja, educando e educadores, no espaço escolar, constroem e formam, através de processos de valorização e do cotidiano que vivenciam, o currículo ideal para o desenvolvimento de habilidades necessárias ao desempenho educacional dos alunos. Todas as atividades de cunho educativo que venham a ser exploradas pela escola constituem elementos essenciais e