curriculo aberto
É notório destacar que o currículo educacional é uma área complexa e que há diversos enfoques de distintos aprofundamentos. Há vários estudos realizados sobre as diretrizes curriculares e que apontam vários níveis de currículo tendo em vista averiguar o quanto o discente deixou ou não de aprender. Esses currículos são baseados em três esferas que são:
O currículo formal, que compete a sistema institucionalizar diretrizes curriculares para que possa padronizar os parâmetros curriculares nacionais, ou seja, o sistema não observa a vida sócio cultural ao qual o aluno está inserido.
O currículo real onde é vivenciada as experiências dos professores e alunos no dia a dia em suas jornadas pedagógicas nas escolas, é quem de fato tem como averiguar se as diretrizes aplicada pelo sistema surte ou não efeitos.
Ainda temos o currículo oculto em que compete ao aluno o que aprenderam diariamente em meio de suas praticas e percepções que vigoram no meio social escolar.
No que se diz a respeito a esse currículo deveria se adotar medidas que refletissem nas diferentes possibilidades de sequencias possíveis de ordenação dos conteúdos e não tomando como método único de ensino, levando-se em conta de aprendizagem, bem como a bagagem de experiência social e cultural dos alunos aos quais não estão presente ao currículo e que deveria se adaptar-se a essa realidade.
.