Curr Culo
TAINARA CAROLINE PEREIRA GOMES
CURRÍCULOS E PROPOSTAS PEDAGÓGICAS
FACULDADE DE EDUCAÇÃO SÃO LUIS
JABOTICABAL – SP
2015
CURRÍCULO, CONHECIMENTO E CULTURA.
No texto Currículo, conhecimento e cultura a ênfase é o que é conhecimento escolar, que é o elemento fundamental do currículo. O autor quer dizer que uma educação de qualidade deve ir além do cotidiano, ou seja, o aluno deve ter uma aula que ele compreenda o conteúdo além do contexto, fazer ele pensar nesse contexto de forma critica para que assim se torne um sujeito ativo e assim haja uma melhoria no processo escolar
O professor deve ser mediador do tipo ativo, fazer com que esse conteúdo seja passado com sucesso para que eles entendam tudo o que é estudado, com força de vontade e determinação.
O objetivo do texto é fazer com que ocorre uma reflexão a respeito do currículo escolar, promovendo uma educação de qualidade para todos. E para que entendamos melhor o que é o currículo escolar por ele mesmo. Primeiramente será analisado o seu conceito sua forma e as informações contidas nele.
O currículo é entendido como uma mistura de experiências escolares do ponto de vista social para que assim possa ter a marcação da identidade do aluno. Devem ser levados em consideração os conteúdos ensinados e aprendidos, as experiências de vida do aluno, o conhecimento que aluno vem de casa a sua cultura, professor/escola/sistema de ensino, a meta que deve ser alcançada pelo sistema de avaliação.
Dentro do dia-a-dia, da rotina escolar há uma proposta que parte do contexto social e educacional, sendo chamada de currículo oculto. É o envolvimento dos valores, cultura de cada um, as regras e tempo de organização do cotidiano.
Para que o currículo da escola seja formado, é importante que aos documentos seja solicitado por lei, e assim encontrar as informações fundamentais para construção do currículo. Afinal toda criança tem direito a uma educação com qualidade
A CONSTRUÇÃO SOCIAL DO CURRICULO.