CURIOSIDADES DA COPA DE 1966
Houve rumores que a seleção da Coreia do Norte enganava a todos os envolvidos na Copa, por falta de fiscalização por parte da FIFA e dos organizadores da Copa, os jogadores norte-coreanos atuavam com 11 jogadores e na hora do intervalo eles trocavam as camisas no vestiário e vinham pro segundo tempo com 11 jogadores diferentes, dado o fato que os coreanos eram de fisionomias semelhantes;
No jogo Inglaterra x Argentina, em Wembley, os ingleses seguraram os argentinos na base da pancadaria. O maestro da violência era o volante inglês Nobby Styles, que dava de joelhadas a "tesouras voadoras" nos argentinos. As maiores vítimas da brutalidade britânica foram os meias argentinos Onega e Rattín. Ao tentar cobrar do árbitro alemão Rudolf Kreitlein uma atitude mais enérgica em relação à brutalidade dos britânicos, Rattín foi expulso. Como na época não haviam cartões amarelo e vermelho, ele foi escoltado para fora do campo com a ajuda da polícia. No caminho para os vestiários, o capitão argentino foi vaiado pela plateia e teve copos de cerveja atirados em sua direção. Mesmo com 10 jogadores, a Argentina segurou o placar até os 32 minutos do segundo tempo, quando Geoff Hurst marcou de cabeça o gol que garantiu a Inglaterra nas semifinais.
Na semifinal entre Alemanha Ocidental e União Soviética, outra polêmica. O árbitro italiano Concetto Lo Bello marcava faltas a favor dos alemães e era complacente com as faltas favoráveis aos soviéticos. De tanto apanhar, o atacante soviético Igor Chislenko ficou mancando. Como naquela época não havia substituições, ele teve que ficar "fazendo número" até os 18 minutos do segundo tempo, quando fez uma falta, e chutou o alemão Held quando este estava caído, sendo expulso. Outra vítima dos alemães-ocidentais foi o centroavante Porkuyan, que passou o dia seguinte cuidando das feridas e hematomas nas canelas.
PRINCIPAIS JOGADORES
ATUAIS
John Terry
Steven Gerrard
Frank Lampard
Wayne Rooney
DO