Copa do mundo de futebol
A competição foi criada pelo francês Jules Rimet, em 1928, após ter assumido o comando da instituição mais importante do futebol mundial: a FIFA - Federation International Football Association. Depois da Olimpíada de 1928, com divergência quanto à condição de amadores dos jogadores e sabendo que o futebol não faria parte dos Jogos Olímpicos de 1932, a FIFA decidiu realizar sua própria competição internacional de futebol.
O país escolhido para receber a primeira Copa do Mundo em 1930 foi o bicampeão olímpico Uruguai, que celebraria também o centenário de sua independência. De quatro em quatro anos, seleções de futebol de diversos países do mundo se reúnem para disputar a Copa do Mundo de Futebol. Porem, nos anos de 1942 e 1946, a competição foi suspensa pela eclosão da 2ª Guerra Mundial.
Copa de 1930 – Uruguai
A Primeira Copa do Mundo de Futebol foi realizada no Uruguai, entre os dias 13 e 30 de julho de 1930. Para esta competição não houve eliminatórias e os países participantes foram convidados. Houve a participação das seleções de 13 países: Argentina, Bélgica, Bolívia, Brasil, Chile, Estados Unidos, França, Iugoslávia, México, Paraguai, Peru, Romênia, Uruguai. As 13 seleções foram dividias em quatro grupos, Grupo A, com quatro equipes e os demais com três equipes cada. Classificaram-se para as semi-finais apenas os primeiros de cada grupo. Não houve disputa de terceiro lugar, dividido entre os Estados Unidos e a Iugoslávia. Vitória valia dois pontos e empate um, foram disputadas 18 partidas, sendo marcados 70 gols no decorrer do campeonato.
Campeão: Uruguai
Vice: Argentina
3ª Colocado: Estados Unidos
Artilheiro da Copa: Guilhermo Stábile (Argentina) - 8 gols.
Jogo da Final
- Uruguai 4 x 2 Argentina
- Estádio: Estadio Centenario, Montevidéu
- Árbitro: Jan Langenus, Bélgica
Curiosidade: O primeiro gol do Brasil em Copas do Mundo foi marcado pelo jogador Preguinho. Preguinho marcou o único gol brasileiro na partida