Como fazer mestrado
COMO FAZER MESTRADO
Introdução
O processo seletivo de uma graduação, dependendo do curso é concorrido e desgastante. Ao se formar, algumas pessoas acabam escolhendo a pós-graduação. O processo de tal escolha também é difícil, e o fato de ser formado em uma boa faculdade não é garantia de passar. A medida que o mercado escolhe pessoas muito mais preparadas, os processos também se tornam mais rigorosos. O número de pessoas que querem ter uma pós-graduação no currículo também tem aumentado, o curioso é saber que nem todos estão preparados. O objetivo desse trabalho é mostrar quais os processos necessários para cursar um mestrado. E como base, nada mais óbvio que estudar em cima do processo seletivo da Fea- Usp. Deixando claro que, cada faculdade tem o seu método próprio de seleção.
Conheça o programa
É fundamental conhecer o programa em que se almeja. Informe-se sobre a linha de pesquisa, as oportunidades, a infraestrutura, o corpo docente, as disciplinas, tendo assim a visão do programa como um todo. Se possível, entre em contato com pessoas que já tem o mestrado ou ainda estão a caminho.
A preocupação principal em uma seleção de mestrandos ou doutorandos é garantir que as linhas de pesquisa do Programa de Pós-Graduação se mantenham. Cada PPG tem uma identidade própria e privilegia certas abordagens do campo de atuação. Essa identidade é dada pelo conjunto das pesquisas dos professores integrantes.
O mínimo que você tem a fazer se quer entrar numa pós-graduação, portanto, é conhecer o trabalho dos professores (até para poder indicar os possíveis orientadores quando for preencher o formulário de inscrição). O primeiro passo é buscar a página da Web dos programas que lhe interessam e ler atentamente todo o material, em especial as descrições das linhas de pesquisa. Não se preocupe muito em compreendê-las, em geral são redigidas de forma criar o mínimo de limitações