Curiosidades Astronomia
Veja só que interessante: se dermos um sumiço nos átomos, seres vivos, planetas, constelações, galáxias, tudo, tudinho mesmo, o universo continuará pesando três quartos do que pesava antes – ou seja, restarão 73% da sua massa original.
Planetas, constelações e galáxias formam apenas 4% do universo. O resto é feito de matéria escura, um tipo estranho de matéria, da qual os cientistas não sabem absolutamente nada.
A nossa galáxia, chamada Via Láctea, possui cerca de 200 bilhões de estrelas. Alguns astrônomos acreditam que esse número seja bem maior.
A galáxia mais próxima da Via Láctea é Andrômeda, também chamada de M31, localizada a 2 milhões de ano-luz de distância.
A Via Láctea e a galáxia de Andrômeda fazem parte do mesmo aglomerado galáctico, o Grupo Local, com 30 membros. Segundo os astrônomos, Via Láctea e Andrômeda não só se chocarão formando uma só galáxia, como viajam pelo espaço na direção do aglomerado de Virgem, formado por centenas de outras galáxias.
Em uma noite de céu aberto podemos enxergar cerca de 2 500 estrelas.
As constelações mais conhecidas no Brasil são a Cruzeiro do Sul e Órion. A constelação de Órion é, em parte, formada por 3 estrelas alinhadas denominadas As Três Marias. Para os gregos antigos, elas representavam o Cinturão de Órion.
A luz que vem do Sol demora cerca de 8 minutos para chegar na Terra. Pode parecer estranho, mas a luz de muitas estrelas levam milhares anos para chegar até aqui. Se uma estrela que fica a 15 000 mil ano-luz explodir nesse momento, o evento só sera visto da Terra daqui a 15 000 mil anos.
A terra gira a 1 600 quilômetros por hora, mas viaja em sua órbita ao redor do sol a mais de 107 000 quilômetros por hora.
A Terra não é exatamente uma esfera.
Peso da Terra: 5 980 000 000 000 000 000 000 toneladas.
A Lua se afasta da Terra a uma velocidade 1 a 3 centímetros por ano e três metros por século.
O Sol é 330