astronomia
Roberta Chiesa Bartelmebs - FURG
Resumo: O presente artigo traz para discussão um estudo desenvolvido em uma Comunidade de Prática (CP) sobre o ensino de astronomia nos anos iniciais. Envolveram-se nesse estudo oito professoras atuantes no Ensino
Fundamental de uma escola municipal de Rio Grande – RS. A partir dos encontros da CP desenvolveram-se diálogos a respeito de temáticas pertinentes ao ensino e a aprendizagem de Ciências, especialmente de conteúdos da astronomia. Da analise desses encontros, emergiram quatro grandes categorias, as quais são trabalhadas neste artigo na forma de itens. Tais categorias revelam os saberes construídos pelas professoras a respeito da temática e dos desafios de ensinar conteúdos de astronomia nos anos iniciais. Nesse sentido desenvolvemos argumentos à favor da inclusão de temas de astronomia no ensino de Ciências, e também o fortalecimento dos saberes dos professores em grupos de formação continuada nas escolas.
Palavras-chave: Ensino de Ciências. Ensino de astronomia. Comunidades de Prática.
Primeiras palavras...
A astronomia é uma ciência muito antiga. Ela faz parte das primeiras investigações sistemáticas dos homens acerca das estrelas e dos objetos que pertencem ao “firmamento”. De certa maneira podemos dizer que seu objeto de estudo é a constante busca humana por respostas sobre o universo. Essa temática é bastante atraente, tanto para adultos quanto para jovens e crianças.
Neste artigo apresentamos as reflexões produzidas sobre uma Comunidade de Prática
(CP) à respeito
do ensino de conteúdos de astronomia nos anos iniciais do Ensino
Fundamental1 (EF). Essa pesquisa foi desenvolvida com oito professoras atuantes nos anos iniciais do Ensino Fundamental de uma escola municipal de Rio Grande-RS.
Num primeiro momento do artigo, apresentamos a perspectiva teórica da pesquisa, explicando a metodologia utilizada e as formas de