Curdos
Quem são os Curdos: Não há uma definição exata para os habitantes da região que eles denominam “Curdistão”, afinal, é uma região formada por partes adjacentes do Irão, Iraque, Síria e Turquia. Muitos afirmam que os curdos são todos os nativos que falam dialectos associados às línguas iranianas Kurmanji ou Zaza. A maioria dos Curdos é muçulmano sunita. Os Curdos desejam conquistar sua independência política e territorial do Irã, Iraque, Síria e Turquia. A luta pela sua autonomia é combatida de maneira violenta, principalmente pela Turquia.
Motivos que fizeram esse grupo migrar: Vários são os possíveis motivos de êxodo da população curda, a Alemanha acredita que o motivo de migração dos Curdos é para fugir da guerra de 13 anos com a Turquia,a Alemanha também já incentivou a Turquia a encontrar uma solução política para esta guerra, porém, nada foi feito.
Motivos de atração exercidos pelos países receptores:Os Curdos migram para a Europa em busca de melhores situações na União Européia, especificamente na Alemanha pois o país já abriga milhares de Curdos. Turcos
Quem são os Turcos: Os povos turcos (também conhecidos como povos turcomanos) são povos eurasianos que vivem no norte, centro e oeste da Eurásia e que falam línguas pertencentes à família de línguas turcas ou turcomanas. Hoje, a maioria dos turcos são muçulmanos sunitas.
Motivos que fizeram esse grupo migrar: Eles foram convidados, juntamente de um acordo chamado “Acordo de tratamento” assinado entre Alemanha e Turquia,para trabalhar nas fábricas e construções, ajudando a reerguer a economia destroçada pela Segunda Guerra, nas décadas de 1960 e 1970.
Motivos de atração exercidos nos países receptores: As expectativas governamentais, o doce gosto do bem-estar e a promessa de segurança material a longo prazo fez com que os "trabalhadores convidados" ficassem com grandes expectativas quanto à essa imigração para terras germânicas.