Cupcake
Cupcake "Arco-Íris" sem glúten.
RESUMO
A doença celíaca esta associada à ingestão de alimentos que contem glúten, proteína presente em algumas matérias primas vegetais, como trigo, centeio, cevada e aveia, danificando a superfície da mucosa do intestino, dificultando a absorção de nutrientes pelo organismo. A doença celíaca tem sido objeto frequente de estudos clínicos e tecnológicos em busca de alternativas alimentares para indivíduos que sofrem da enfermidade. O objetivo deste trabalho foi desenvolver um produto panificado isento de glúten de boa aceitação sensorial utilizando creme de arroz, amido de milho e fécula de batata. A partir destas três amostras, foram realizadas analises sensoriais que definiam a formulação ótima do Cupcake.
2 OBJETIVO
O principal objetivo deste projeto é atrair crianças que possuem Doença Celíaca, não podendo ingerir alimentos que contenham glúten, através de um bolinho colorido e individual.
3 JUSTIFICATIVA
A Doença Celíaca geralmente se manifesta na infância, entre o primeiro e terceiro ano de vida, podendo, entretanto, surgir em qualquer idade, inclusive na adulta. Se para um adulto já é difícil conduzir uma dieta sem glúten, imagina o que significa para uma criança deixar de comer alimento sem farinha como biscoitos, empanados, bolos etc.
4 INTRODUÇÃO
A doença celíaca (DC) é uma enteropatia crônica autoimune que afeta cerca de 1% da população mundial. A doença é caracterizada pela inflamação do intestino delgado, induzida por intolerância permanente a ingestão de alimentos que contenham proteínas do glúten encontradas no trigo, centeio e cevada.
A apresentação clinica varia, dependendo da idade do paciente, duração e extensão da doença e presença de manifestações extra-intestinais. Os indivíduos com DC podem apresentar vários problemas decorrentes da má absorção de nutrientes, devido a atrofia da mucosa intestinal.
O diagnostico baseia-se nas manifestações clinicas e testes