culturas
A cultura, a sociedade e o indivíduo (documento 3)
Cultura
A palavra cultura é pluridimensional. A cultura promove a adaptação dos seres humanos ao meio em que vivem, facilitando a sua sobrevivência e permitindo-lhes viver com mais conforto. A cultura é um fenómeno exclusivo do ser humano e representa tudo o que nele não é inato e não é natural.
Factos Naturais – comer beber dormir
Factos Culturais – Comer com talheres ou pauzinhos
A maior parte daquilo que fazemos, pensamos e sentimos, e todos os objetos que usamos, é algo cultural e aprendido e não inato.
Os elementos culturais podem ser:
Materiais – alimentação, vestuário, habitação e meios de comunicação
Espirituais – valores, crenças, linguagem e costumes
Ou seja, a cultura é um conjunto de elementos materiais e espirituais que os seres humanos criam para se sentirem e adaptarem ao meio ambiente, para facilitar a sua sobrevivência e viverem com mais conforto, são transmitidos de geração em geração.
Perspetivas sociológicas e psicológicas
Os homens não vivem separados, cada qual em busca de uma solução particular para os problemas de sobrevivência. Vivem juntos, partilhando uma forma comum de vida (uma cultura), que lhes regula a existência coletiva e lhes proporciona métodos para se adaptarem ao mundo que os rodeia e controlarem e manipularem, até certo ponto, as forças da natureza.
Os sociólogos estudam a sociedade e a cultura, as relações e normas sociais, as crenças partilhadas e os valores comuns, a estrutura social e o comportamento padronizado, como distintos indivíduos que se conformam às normas sociais, adotam as crenças e valores que prevalecem em seu grupo e participam das relações incorporadas, em estruturas sociais, ou deles se desviam.
Cada pessoa é portador de cultura, participante da vida de grupo e personalidade distinta.
A personalidade é um produto social, ao passo que os traços psicológicos se relacionam da maneiras complexas e delicadas à cultura e à