CULTURA
160 DEFINIÇÕES
DICIONÁRIO: conjunto de padrões de comportamento, crenças, conhecimentos, costumes etc., que distinguem um grupo social, forma ou etapa evolutiva das tradições e valores intelectuais, morais, espirituais (de um lugar ou período específico); civilização.
→Para Edward Tylor, 1871:
“Cultura é o todo complexo que inclui conhecimentos, crenças, arte, moral, leis, costumes ou qualquer outra capacidade ou hábitos adquiridos pelo homem enquanto membro de uma sociedade.”
A palavra cultura é usada, popularmente, para definir, de forma errada, o desenvolvimento do indivíduo, em razão da sua educação. Seria culta aquela que tem o conhecimento, e inculta aquela que não tem o conhecimento.
Sentido a ser usado: modos comuns e aprendidos da vida, transmitidos pelos indivíduos e grupos, em sociedade.
Desde a Antigüidade, os homens se preocupavam com a diversidade de modos de comportamento existentes entre os diferentes povos, e foram comuns as tentativas de explicar tais diferenças a partir das variações dos ambientes físicos. Para Laraia, tanto o determinismo geográfico como o determinismo biológico são incapazes de explicar as diferenças entre os homens.
Segundo o antropólogo, o comportamento dos indivíduos depende de um aprendizado, de um processo denominado ENDOCULTURAÇÃO. Ou seja, um menino e uma menina agem diferentemente não em função de seus hormônios, mas em decorrência de uma educação diferenciada. O autor também mostra aos leitores que é possível e comum existir uma grande diversidade cultural em um mesmo ambiente natural, que chamamos de SUBCULTURA.
A CULTURA ANALISADA POR VÁRIOS ENFOQUES:
IDÉIAS;
CRENÇAS;
VALORES;
NORMAS;
ATITUDES;
PADRÕES DE CONDUTA;
INSTITUIÇÕES
TÉCNICAS;
ARTEFATOS.
LOCALIZAÇÃO DA CULTURA
INTRA-ORGÂNICA: dentro de organismos humanos (conceitos, crenças, emoções, atitudes);
INTERORGÂNICA: dentro dos processos de interação social entre os seres humanos;
EXTRA-ORGÂNICA: dentro de objetos materiais (machados, fábricas,