Cultura
É possível analisar diversos tipos de sociedades culturais ao ler este livro, identificando os conceitos e o surgimento de cada tipo de cultura, destacando como a natureza influencia no desenvolvimento do ser humano e de sua cultura, e como o homem conseguiu lidar com a cultura e como ele é influenciado por ela. A idéia de que a natureza de todos os seres humanos é idêntica e a cultura praticada é o que os separam e os tornam estranhos uns para com os outros.
Sobre determinismo biológico, entende-se que os seres humanos agem de acordo com a educação e a cultura na qual lhes foram dados, não a de seu lugar de origem, em nada influência uma pessoa que nasceu na China, mas que desde pequeno foi criado por brasileiros, ele estará apto a exercer as funções que lhes foram implicadas.
Cada região possui a sua cultura, o seu modo de viver e suas regras, talvez para uma pessoa que foi acostumada a ver que, quando uma mulher dá a luz a um bebê , ela quem tem o direito de resguardar, se assuste ao ver que na cultura dos índios Tupi, quem resguarda é o pai, o homem.
O comportamento de uma pessoa depende da educação que ele recebeu, mas estamos inseridos em um valor imenso de cultura e temos a capacidade de criar diferentes hábitos de vida, sendo um ser em sua individualidade, diferente e único.
Para Laraia, determinismo biológico e geográfico, ambos não conseguem explicar essa diferença cultural, elas não são fatores determinantes, mas de influência. Um exemplo biológico é a amamentação que pode ser transferida ao homem através da mamadeira. Quanto aos fatores geográficos, esses encontram limitações na